quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Roteiro para diagnóstico

CONEXÕES DE SABERES: DIÁLOGOS ENTRE A UNIVERSIDADE E AS COMUNIDADES POPULARES/UFRGS ARTICULADO COM O PROGRAMA ESCOLA ABERTA

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR[1]

Nome da Escola: _______________________________________________________

( ) Municipal ( ) Estadual Município:_____________________________

( ) ensino fundamental ( ) ensino médio

Nome dos estudantes/bolsistas:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

I - Sobre o entorno da escola (o bairro e proximidades da escola):

Nome do bairro: ________________________________________________________

Como vocês classificam o bairro:

( ) popular ( ) classe média ( ) outro ____________________________________

Serviços públicos existentes (Quais os serviços? Existe alguma relação com o Escola Aberta?):

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Entidades da sociedade civil (De que tipo: religiosas, ONGs, assistenciais... Quais os trabalhos realizados na comunidade que são mais (re)conhecidos pela escola? Existe comunicação e atividades comuns entre diferentes entidades e escola? Quais?):

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Espaços de lazer (parques, praças, ciclovias ... são freqüentados? Por quem?):

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Outras escolas públicas e privadas (existe comunicação entre as escolas, atividades conjuntas, projetos?):

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Acesso à escola (como funciona o transporte, se tem ônibus de várias regiões, se tem parada próxima à escola, se os alunos utilizam transporte para as atividades da escola aberta ou se moram no bairro...):

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

II – Escola – estrutura física do Escola Aberta (detalhar os espaços e seus usos, as condições de funcionamento e as percepções da comunidadade / oficinando que a freqüentam)

A escola é cercada, de que forma? (muros, grades, qual a forma de acesso aos finais de semana, tem guarda escolar?)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quais as condições físicas para desenvolver atividades? Que lugares e espaços são disponíveis para a comunidade? Como se dá o acesso?

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Dos espaços listados abaixo, observar se estão disponíveis e se são efetivamente utilizados no Escola Aberta.

Auditório: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Biblioteca: __________________________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

Esportes: _____________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

Laboratórios: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a existência de outros espaços: _____________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

Pichações, grafites e manifestações de estudantes (nos corredores, nas salas de aula, nas paredes externas, banheiros. Onde são feitas e o que dizem?):

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Mural da escola (observar atividades programadas para o Escola Aberta):

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

III – Escola Aberta – sociabilidades e dinâmicas de funcionamento das Oficinas

Sobre o funcionamento das oficinas: como os/as participantes interagem no espaço escolar, vão só para as oficinas e depois vão embora, ficam direto por lá?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Há livro de presenças no Escola Aberta? (se as pessoas assinam e quantas assinam, ou circulam pelos finais de semana - tem escolas que registram mais de 200 pessoas!):

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Que tipo de atividades são realizadas? Quais as oficinas mais e menos concorridas, turnos e dias com maior participação, temas já desenvolvidos e temas de interesse?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Alguma atividade está ocorrendo no momento da visita? Descreva a oficina (tema, participantes)

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

IV – Atores centrais do escola aberta (quem estava lá, o que estavam fazendo, qual o seu engajamento ...)

Coordenador comunitário/escolar:____________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________

Professor comunitário: __________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

Oficineiros (é da comunidade, é professor, é aluno?): __________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Voluntários (é da comunidade, é professor, é aluno?): __________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

Interesses e percepções das pessoas da comunidade que estavam lá: travar conversas informais com alunos procurando verificar qual a impressão sobre o espaço escolar, se moram perto da escola, atividades realizadas, se participam dos projetos do escola aberta, quais as dificuldades para a participação, qual o tipo de atividade que gostariam:

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Conversas com professores e funcionários (direção, merendeira, guarda escolar, vigia. quais os membros da escola regular que participam do escola aberta, quais as percepções sobre o projeto, sobre as atividades realizadas e sobre o público que freqüenta o espaço durante o Escola Aberta?):

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

BOM


[1] Roteiro elaborado por Miriam S. Vieira (misteffen@hotmail.com) com o objetivo de servir de instrumento para subsidiar as atividades a serem realizadas pelos estudantes. Módulo 4 – Pesquisa em comunidades populares e elaboração de diagnóstico. Território Conexões de Saberes/Escola Aberta.

Nenhum comentário: